Massa Caseira

  Imprimir  

 

  Imprimir  

 
 
Massa Caseira    

Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes:

  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo, mais para polvilhar
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 ovos grandes, em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem (opcional)

Equipamento:

  • Máquina para macarrão

Passos:

Misture a farinha e o sal. Faça um buraco no centro da farinha e acrescente os ovos e o azeite (se estiver usando). Misture bem a farinha e os ovos com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea. Sove a massa por uns 5-10 minutos. Cubra a massa com papel filme e deixe descansar por pelo menos 10 minutos até 1h em temperatura ambiente.

Divida a massa em 3 porções. Mantenha a massa que não está sendo utilizada sempre coberta com o papel filme. Ajuste a máquina de macarrão no cilindro liso na maior graduação. Abra uma porção de massa para passar na máquina. Passe a massa no cilindro. Dobre a massa em três e passe novamente no cilindro, sempre polvilhando bem a massa com farinha. Repita essa operação de dobrar a massa em três e passar no cilindro por pelo menos mais 7 vezes, ou quantas vezes forem necessárias. Esse processo ajuda a massa a ficar com uma textura mais sedosa.
Regule o cilindro da máquina para uma espessura menor e passe a massa. Agora não é mais necessário dobrar a massa em três, apenas vá reduzindo a regulagem da máquina e vá passando a massa até obter a espessura desejada. E por fim, passe a massa no cilindro que corta. Depois de cortada coloque a massa sobre um pano de prato limpo e bem enfarinhado ou então disponha em um suporte próprio para secar massas. Repita todo o processo para as outras duas porções de massa.

 

Obs. Sempre que for passar a massa no cilindro polvilhe com um pouco de farinha.

 

Chegou a hora de cozinhar a massa!

 

Cozinhe a massa em água e sal. O tempo de cozimento da massa caseira é menor do que o da massa industrializada. O tempo de cozimento é de mais ou menos 2 minutos, mas isso vai depender da espessura da massa. Depois de cozida misture com o molho desejado e sirva imediatamente.

 

Print Friendly